A minha vida na Suécia · Ana - cozinheira · Cozinha da Ásia e do Médio Oriente · pão, sourdough · refeições rápidas · vegan

Maio, pãozinho fácil com farelo e húmus rosa

Maio é o meu mês. Morangos, rosas, os primeiros dias de praia, o verão e as férias ao virar da esquina e o meu aniversário. Quarenta e cinco meus amigos, estou a chegar aos quarenta e cinco anos e a agradecer todos os dias a vida que tenho vivido até agora.

IMG_0080

Este mês vai ser na Padaria dedicado às minhas coisas favoritas e a tudo o que enche os meus dias de alegria.

Acredito que se há coisa que se aprende à medida que os anos passam é a apreciar os momentos mais simples.

Aos vinte anos um fim de semana que não saísse com os amigos eram um fim de semana desperdiçado. Acreditava na altura que tinha de viver cada dia como se não houvesse amanha,  não “perdia oportunidades”, tinha medo do tempo passar e eu me arrepender de ter vivido “mais” ou “melhor”, de ter “aproveitado” todos os dias.

IMG_0079

Mas à medida que os anos passam vamos aprendendo a ver a nossa vida e a nós mesmos de outra forma. Ainda saímos bastante, vamos a concertos, a bares com amigos ou até só os dois, mas do que gostamos mesmo é de ficar em casa sozinhos com os meninos, ver um filme, fazer um jantarinho leve.

Ontem foi véspera de Santa Valburga (que nome, pobre Santa) ou Valborgsmässoafton que se festeja na Suécia com festas, churrascos e fogueiras.

Nós estávamos como sempre convidados para uma festa na casa de um amigo. O viking foi buscar-me ao hotel. Foi uma semana de seis dias, sessenta horas, eu estava estafada e só queria sofá  uma bebida. Mas a festa….. Estávamos a chegar a casa quando ele um pouco a medo me disse “Estou tao constipado, importas-te muito se não formos à festa do Henrik esta noite?”

IMG_0083

Já imaginam que ficámos em casa, vimos Arrival, e jantámos meze, ou como nós dizemos, petiscámos.

A sugestão de hoje é parte da nossa pequena mesa de petiscos: pão rápido com farelo, húmus de beterraba e sangria com frutos vermelhos. Tao fácil de preparar como bonito e delicioso.

Para o pão usei desta em vez do meu habitual isco, um pouco de fermento de padeiro. Um dia destes faco a receita com sourdough, mas como sabem é um processo que requer mais tempo  e acima de tudo preparação.

IMG_0085.jpg

Indico a receita do pão em chávenas porque nem me apeteceu tirar a balança da gaveta…. O pão com farelo é delicioso mas tem claro uma migalha um pouco mais compacta do que se fosse feito apenas com farinha de trigo.

 

Pão fácil com farelo

 Ingredientes:

  • 2 chávenas de farinha de trigo  para pão
  • 0,75 chávena de farelo de trigo
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de café de fermento de padeiro em pó
  • 1,5 chávenas de água

Preparação:

Amassem todos os ingredientes juntado a água aos poucos porque poderão precisar de um pouco mais ou menos do que a  quantidade  que eu indico dependendo das vossas farinhas.

Podem também usar a vossa batedeira fixa com o gancho. Tapem a massa com um paninho limpo e deixem a fermentar até a massa duplicar de volume. Aqueçam entretanto o forno a 220C.

Formem a vossa massa no formato de um pãozinho, transfiram para um tabuleiro de forno, façam uns pequenos cortes na superfície da massa e levem ao forno.

Assim que colocarem o pão no forno, borrifem a massa com água e fechem rapidamente a porta para noa se perder o vapor. Passados 5 minutos baixem a temperatura do forno para 175 C até o pão estar cozido. (no meu caso 35 minutos, mas aqui também vai depender do formato e altura do vosso pão.)

Resistam a cortar o pão antes deste ter totalmente arrefecido.

 

Húmus rosa

(sem quantidades…. misturem tudo nas proporções que mais vos agradem, mais ou menos alho, grão, azeite, limão e beterraba, mas mão leve  com o tahini ou o seu sabor pode tornar-se muito imenso e apagar os restantes componentes.

 

Ingredientes:

Grão cozido

  • Beterrabas cozidas
  • Alho picado (eu não usei, claro)
  • Pasta de tahini
  • Sumo e raspa de casca de limão
  • Sal
  • Azeite
  •  Um pouco de água se necessário.

 

Preparação:

Batam todos os ingredientes num processador de alimentos, é complicado, bem sei.

Reservem no frigorífico até servir.

One thought on “Maio, pãozinho fácil com farelo e húmus rosa

  1. Obrigo o meu marido a pôr SEMPRE farelo no meu pão, lol, não consigo passar sem, fica ali com um toque especial. Quarenta e cinco, caminho para lá tb, e se eu pensava que este ia ser o meu ano, um ano mesmo muito bom depois de uma série – longa! – de anos mesmo muito maus, oh, que surpresa, tem sido um ano nem bom nem mau mas em que a minha cabeça tem andado cá a dar umas voltas lol. Se já aos 20 anos eu fugia de qdo em x e me isolava e recusava sair com os amigos, agora dou por mim cada vez mais a querer é o meu canto, o meu sossego, a querer a liberdade de ser quem sou e como sou, sem ter de fingir ou moderar isto ou aquilo para n “assustar” as pessoas, para “blend in”. Se no ano que passou fiz um esforço sobrehumano para contrariar essa minha tendência e abrir-me mais aos outros, procurar os outros mesmo, este ano tem sido um constatar de que nopes, não vale a pena. Petiscos e sofá, isso é que é bom, sinceramente. E esse humus tb, de certezaaaa!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s