A minha vida na Suécia · Por aí

Marina Abramovic e o Louisiana

 

No nosso primeiro date oficial, há  quase 14 anos, levou-me o viking ao Museu Louisiana aqui ao lado na Dinamarca.

IMG_0155

IMG_0156.jpgE ainda que fosse Dezembro,  ainda que o frio e vento nos tivessem impedido de passear mais pelos seus jardins ou aproveitar a luz e beleza deste museu, gostei tanto deste espaço que todos os anos lá voltamos várias vezes.

 

IMG_0139.jpg

IMG_0151.jpg

O Louisiana – Museu de Arte Moderna  fica a 35 kms Norte de Copenhaga numa pequena vila que se chama Humblebaek. Comecou como uma casa particular, e visto de fora parece ainda uma pequena  mais tradicional casa de férias na costa do Oresund de frente para a Suécia.

IMG_0146.jpg

Tanto de Malmö como de Copenhaga há comboios para Humblebaek e dai é apenas um pequeno passeio de um kilometro até ao museu.

No verão este museu é o lugar ideal para se passar um fantástico dia, depois de vermos as exposições, depois de passar pela ala de Giacometti que visito com a devoção de um crente numa igreja, podemos almoçar, deitarmos-nos na relva a ler ou beber um copo de vinho, descer a pequena encosta e ir molhar os pés ao Oresund….

(As fotografias abaixo sao da Ala Giacometti)

IMG_0148.jpg

IMG_0149.jpg

IMG_0147.jpg

IMG_0150.jpg

Mas o post de hoje não é na verdade sobre o Louisiana, mas antes sobre um date day planeado há meses e muito antecipado. O dia em que abriu no museu a retrospectiva  THE  CLEANER de Marina Abramovic e que contou com a presença da artista para uma palestra seguida de assinatura de livros.

IMG_0138.jpg

Se nao conhecem esta artista, vejam por favor este video, vao apaixonar-se por ela. Sobre a exposição, espreitem este e este videos.

IMG_0161.jpg

Nós sabíamos já que The Cleaner era uma retrospectiva do trabalho da artista, mas ainda assim, e embora já tivesse visto videos e lido sobre algumas das performances,  há algumas partes que são perturbadoras, e nos deixam de facto arrepiados.

IMG_0157.jpg

Entre a exposição e a palestra  ainda tivemos tempo para um almoço leve e para nos sentarmos nos jardins a aproveitar o sol.

 

IMG_0162.jpg

E para terminar  a nossa visita ao Louisiana  ainda pudemos ver de perto e falar um pouco com Marina Abramovic enquanto ela assinava a nosso cópia do seu livro sobre a exposição.

IMG_0160.jpg

IMG_0154.jpg
Marina Abramovic e eu

IMG_0158.jpg

Não será o mais convencional “date day”, mas foi um dia de início de verão maravilhoso, calmo, conhecemos uma pessoa que tanto admiramos, num dos nosso sitio favoritos, que mais podemos pedir?

 

 

 

One thought on “Marina Abramovic e o Louisiana

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s