Cozinha da Ásia e do Médio Oriente · Cremes, molhos, gelados e mousses

Gelado de coco e pandan

Foi quando participava nos desafios dos Daring Bakers, penso que ainda antes de abrir a Padaria, que pela primeira vez ouvir falar de pandan.

DSC_0043.jpg

Esta comunidade, hoje infelizmente moribunda, tinha imensos membros do sudeste asiático que invariavelmente, e fosse qual fosse o desafio, usavam pandan nas suas receitas. Croquembouches  com profiteroles recheados com um creme verdinho claro, bolos no mesmo tom, gelados e pannacotta. Tudo tinha o mesmo tom e parecia imensamente tentador.

DSC_0041.jpg

DSC_0040

Foi só algum tempo depois que provei este ingrediente do qual até já vos falei aqui, e passados todos estes anos continuo a ser surpreendida pelo seu aroma e sabor cada vez que o uso. No restaurante Chen-che em Berlim, comemos um maravilhoso bolo de pandan e coco, e mal cheguei a casa mal pude esperar por voltar a usar estas folhas em mais umas receitas.

DSC_0044

Aqui em Malmö só se encontram folhas de pandan frescas em supermercados asiáticos,  e penso que até em Portugal não será hoje em dia encontrá-lo, mais que não seja em pasta em vez de fresco.

DSC_0037.jpg

O seu sabor é dificil d descrever, um pouco como abacate, cheira a nozes, a arroz basmati cozido… Tem um aroma ao qual de facto não estamos habituados, e usado em demasia torna-se muito forte e pouco apetecível. as folhas de pandan parecem-se como podem ver um pouco com as folhas verdes exteriores do alho francês, mas o aroma é inconfundível.

DSC_0039

Um dos melhores amigos do pandan é o coco e juntos fazem este gelado deliciosamente refrescante e surpreendente.

Nao deve haver forma de fazer gelado mais fácil do que esta, e o melhor é que ainda que não tenham ou não gostem de pandan, podem fazer a mesma receita por exemplo com manjericão tailandês ou erva cidreira…ou coco tostado…ou lima….ou ananás….

DSC_0042

A unica coisa que têm de ter em consideração quando estão a preparar este gelado é que devem usar ingredientes com gordura. Como sabem é a gordura, o açúcar e o álcool que controlam a forma como o gelado gela. Ora se usarem leite condensado baixo em gordura e açúcar e natas light, já se vê que vão acabar com um cubo de gelo verde em vez de um gelado macio e cremoso.

 

Gelado de pandan e coco

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de natas de coco (creme de coco)
  • 15 g de folhas de pandan (ou outra erva aromática ou fruta a vosso gosto)
  • 1 colher de sopa de rum escuro.

Preparação:

Atirem com tudo para  dentro do copo misturador, batam até obter um creme verdinho o mais homogêneo possível.

Passem por um passador de rede fina (muito importante se estão a usar pandan porque as folhas são muito fibrosas).

Levem o preparado ao congelador batendo de vez em quando para evitar a formação de grandes cristais, ou gelam usando a vossa máquina de gelados.

One thought on “Gelado de coco e pandan

  1. O meu filho graças ao Masterchef.au anda louco c o pandan, e ainda ontem estavamos num supermercado asiático e havia lá pandan, o puto queria porque queria trazer, mas n deixámos, estava caro e já tinhamos uma conta marada ahahahaha. Mas sei q mais dia menos dia vou ter de lhe fazer a vontade e trazer um bocadinho para casa e usar nem q seja p o rapaz provar e riscar da sua lista. Eu juro q o puto tem costela oriental, só pode!!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s