Por aí

As nossas férias – parte 5 – Hohenschwangau e Neuschwanstein – no reino dos contos de fadas

Já quase a partir para mais umas pequenas férias e ainda por terminar está o relato da nossa road trip do ano passado! No post de hoje levo-vos ao palácio de Neuschwanstein, o palácio que inspirou a Disney na sua criação do palácio da Cinderela. Se há no mundo um palácio de contos de fadas, é este. Para saber mais sobre o Rei que o mandou construir, leiam este post sobre Ludwig II da Bavaria, o Rei Cisne.

IMG_4570

E vejam os posts anteriores sobre as nossas férias aqui:

Acordámos no terceiro dia da nossa viagem em Fussen no Hotel Sonne. Bem central e moderno, com um pequeno almoço delicioso e serviço impecável, este hotel sofre apenas de ter tomado o máximo partido do local onde se encontra. Tudo aqui é dedicado a Ludwig II, que desculpem a redundância, por aqui ainda é rei.

(Sala do pequeno-almoco.)

Este slideshow necessita de JavaScript.

(entrada e decorcao do hotel)

Neuschwanstein é uma das mais populares atracções turísticas da Europa e recebe 1,3 milhões de visitantes por ano, alguma organização é necessária.

Nós compramos os bilhetes para visitar os palácios com alguns meses de antecedência. Podem comprar os bilhetes para estes palácios e  outros construídos por este rei aqui.

IMG_4563.JPG

Quando compram o bilhete recebem uma slot para um determinado horário, é nessa hora que podem entrar, e só com visitas guiadas nos palácios. Caso não comprem o bilhete online podem fazer-lo no centro de  bilhetes em Hohenschwangau, mas as filas são de perder a cabeça, e quando os bilhetes acabam para esse dia acabam….. Para quem não quer fazer as visitas guiadas em inglês ou alemão, há audio guides 🙂

Fotografias dentro dos palácios são proibidas.

d72013e1f9.jpg

Nós chegámos a Hohenschwangau de carro e estacionamos imediatamente num dos vários parques disponiveis. Fomos depois a Ticket centre levantar os nosso bilhetes e subimos para o primeiro palácio do dia: Hohenschwangau.

IMG_4558.JPG

IMG_4555.JPG

IMG_4559.JPG

O acesso ao este palácio faz-se a por escadas (rota laranja), ou com uma caminhada um pouco mais longa como nós fizemos (rota rosa), mas a paisagem e as vistas para o lago valem a pena a caminhada um pouco mais longa.

IMG_4560.JPG

Este palácio foi mandado construir pelo pai do rei cisne e parece mais uma “pequena” casa familiar. Foi aqui que Ludwig II passou muito tempo da sua infância  e sonhou com a construção de Neuschwanstein.

IMG_4564.JPG

Podemos ver algumas salas e apartamentos reais, entre eles o quarto de Ludwig II que tinha um sistema de candeia a óleo no tecto que os criados acendiam todas as noites no poiso imediatamente acima, de modo a que ele pudesse ver luzinhas no tecto como se fosses estrelas.

Depois da visita descemos para a vila para subir até Neuschwanstein. Este é o palácio mais famoso e muitos turistas escolhem visitar apenas este local, por isso preparem-se para muita muita gente e selfies com estranhos.

IMG_4566.JPG

(Fila para comprar os bilhetes de autocarro)

A subida para Neuschwanstein pode ser feita a pé, de autocarro, ou com um carro puxado a cavalos, um “meio de transporte” que é contra os nosso princípios. Como não sabíamos exactamente quanto tempo demoraria a subida e estava muito calor, fomos de autocarro. Fomos nós e mais os milhares de visitantes do dia. Os bilhetes compram-se nun pequeno quiosque na vila, não o podem perder porque há uma fila enorme. Dai outra fila para o autocarro que sobe montanha a cima como se não houvesse amanhã, e deixem-me dizer que em algumas curvas todos nós pensámos que realmente nunca chegaríamos a visitar o palácio.

IMG_4571.JPG

(A ponte…..)

O autocarro leva-nos até Marienbrücke (a ponte de Maria, dedicada à mae de Ludwig II). Este é o melhor local para se tirarem fotografias do palácio. É um mar de gente, nao vos vou mentir, mas vale a pena!

IMG_4572.JPG

E chegamos ao palácio, enquanto esperávamos descemos um pouco e fomos comer um bolinho e comprar umas canecas com a imagem de Neuschwanstein. Sim comprei canecas de turista, e sentei-me com o viking à sombrinha, numa paisagem linda, aguardando a nossa vez para entrar.

IMG_4573.JPG

Neuschwanstein está inacabado por dentro, e falta-lhe construir uma capela. Quando entramos podemos ver os quartos dos criados. Sobe-se depois para as salas e quartos do rei, a sala do trono, à qual o dito ironicamente falta, e a Hall of Singers, onde o rei pretendia levar à cena obras de Wagner.

IMG_4575.JPG

Visitar este castelo ou palácio é de certa forma surreal. Foi desenhado em estilo neo-gótico por cenógrafos, e nota-se. Há por exemplo um groto, cujas paredes são feitas de gesso.

IMG_4577.JPG

O quarto do rei é escuro, coberto de imagens de heróis medievais com os quais sonhava, a cama demorou a catorze escultores quatro anos a fazer. Mesmo visto de fora, parece um palácio de Las Vegas, construido ao estilo gotico mas com materias e técnicas modernas.

IMG_4579.JPG

A visita foi guiada por uma senhora que estava visivelmente pouco à vontade com o inglês, e tinha decorado o que devia dizer. Era simpática e não parou de dizer que Ludwig II foi um rei maravilhoso e muito amado ainda hoje por toda a Bavaria.

IMG_4581

A cozinha fica num piso inferior e aqui podem tirar-se fotografias!

IMG_4584.JPG

 

O rei viveu neste castelo apenas seis dias. Foi aqui que foi informado que estava deposto e daqui que foi levado para o castelo Berg onde morreu.

IMG_4596

Sete semanas depois da sua morte os palácios onde vivera e  os que tinha construído para viver sozinho foram abertos ao público. A romaria continua até aos dias de hoje.

Descemos devagar a pé até à vila.Passeamos um pouco e voltamos a Fussen para descansar e preparar a nossa próxima etapa na viagem.

Embora mais uma vez triste com a vida e destino deste rei tão solitário e infeliz, foi um dia maravilhoso.

IMG_5108

Sim há muitos turistas,  esteve muito calor, e eu acabei por me sentir mal em Fussen durante a tarde e acabei por pedir uma sopa no quarto em vez de sairmos para jantar, mas realizei um sonho antigo.

Nao há para mim melhor presente, maior alegria, do que chegar a um local, museu, palácio, cidade, que tenha sonhado visitar e pensar “estou aqui”.

Sigam as nossas viagens na Categoria Por aí ou com as tags: viagens, roadtrip, Alemanha, férias…

 

 

 

 

One thought on “As nossas férias – parte 5 – Hohenschwangau e Neuschwanstein – no reino dos contos de fadas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s