A Pastelaria · Ana - cozinheira · bolos e sobremesas · Cremes, molhos, gelados e mousses

Pannacotta de manjericão com salada de tomate e pepino – Basil pannacotta with tomato and cucumber salad

(recipe in English-  scroll down)

Sou,  com orgulho e sem falsas vergonhas, uma gulosa de primeiríssima classe. Adoro sobremesas, mas até nisso sou picky. Não gosto de candy, coisas estilo gomas, barras de chocolate, sobremesas muito grandes ou demasiado doces….

IMG_7227

Perco-me antes por doces com limão, ervas aromáticas, queijos e vegetais. Se já provaram por exemplo o meu gelado com queijo azul, o de manjericão ou de estragao, sabem que há algo de absolutamente sublime na combinação destes aromas e sabores numa sobremesa.

 

DSC_0025O meu gosto por este tipo de sobremesas reflecte-se nas novas tendências no que se refere a doces  em geral. Menos açúcar, produtos de melhor qualidade, combinações fora do comum, ingredientes mais comumente utilizados noutro tipo de pratos.

DSC_0029

Sobre este tipo de sobremesas podem ver algumas fotografias no meu instagram e haverá brevemente aqui também um post sobre o CODA, um restaurante em Berlim que só serve sobremesas e onde comemos na nossa última viagem à cidade.

DSC_0026

Quando o Tom ainda era o HC no Kramer, éramos uma cozinha mais inovadora, havia na comida que serviamos mais riscos e desafios, tanto para nós como para os clientes.

IMG_7217

O nosso atual HC é um chef de produção, tradicional, a dar para o monotono e fora de moda, e aposto que daqui a nada o menu do  a la carte que ele controla com mao de ferro, vai passar a servir fondants comprados já feitos congelados…..

DSC_0027

Mas nas sobremesas dos almoços e dos grupos e conferências mando eu, e  não há pré fabricados, atalhos ou batotas.

IMG_7214

A receita de hoje é uma das sobremesas de verão que faço no restaurante e é um bom exemplo do meu gosto por sobremesas um pouco diferentes. A inspiração foi uma salada de tomate, pepino e manjericão e posso garantir-vos que embora esta combinacao possa parecer estranha numa sobremesa, é fantástica!

IMG_7215

 

Pannacotta de Manjericão  com salada de tomate e pepino

Ingredientes: (4 porções)

Pannacotta:

  • 2,5 dl de natas
  • 2 dl de leite
  • 50 g de açúcar
  • 30 g de folhas de manjericão
  • 2 folhas de gelatina (3,2 g)

Pickes:

  • 6 tomates cereja
  • 1/2 pepino
  • 2 colheres de vinagre de cidra
  • 3 colheres de sopa de acucar
  • 1,5 dl de agua

Método:

Aquecam as natas com o leite, o açúcar e o manjericão até levantar fervura. Tapem o tacho e deixem de parte.

Preparem os pickes. Misturem  a  agua com o açúcar e o vinagre. Misturem até dissolver o açúcar. Coloquem neste líquido os tomates cortados ao meio e o pepino em fatias fininhas. Reservem até servir.

Batam a mistura para a pannacotta no liquidificador. Passem por um passador fino. Voltem a aquecer a mistura e acrescentem as folhas de gelatina previamente demolhadas em água fria. Misturem tudo sem deixar ferver. Dividam por tacinhas e coloquem no frigorifico até solidificar.

Antes de servir decorem com os tomates e pepinos em pickes.

Basil pannacotta with tomato and cucumber salad

Ingredients: (4 servings)

Panna Cotta:

2.5 dl of cream
2 dl of milk
50 g of sugar
30 g of basil leaves
2 sheets of gelatin (3.2 g)
Pickes:

6 cherry tomatoes
1/2 cucumber
2 tablespoons cider vinegar
3 tablespoons of sugar
1.5 dl of water
Method:

Bring the cream with the milk, sugar and basil in to a  boil. 
Cover the pan and set aside.

Prepare the pickes. Mix the water with the sugar and vinegar. 
Stir until the sugar dissolves. Half the tomatoes and slice the cucumber, set the vegetables into de picked liquid. Reserve until serving.

Transfer the panacotta mixture into a blender ar blitz until smooth  and pass through a fine sieve  . . Reheat the mixture and add the    previously soaked gelatin sheets in cold water.                      Mix everything without boiling. Strain the mixture through a sieve into 6 serving glasses, then chill for at least 3 hrs

Before serving decorate with the picked tomatoes and cucumber.

 

 

 

 

 

One thought on “Pannacotta de manjericão com salada de tomate e pepino – Basil pannacotta with tomato and cucumber salad

  1. Não sou de todo grande fã de sobremesas, confesso. Dêem-me uma entrada – pão e queijo serve muito bem, e mais depressa me atiro a ela que a qualquer doce que me sirvam – uma tábua de queijos, patés, azeitonas, pastelinhos minusculos, o que seja, que eu já fico maluca e a tremer ao melhor género agarrada em cold turkey. Ponham-me sobremesas e é ver-me encolher os ombros a não ser… que meta chocolate. Sou ultra boring nas sobremesas, fico maluca com uma mousse de chocolate e pouco mais, e há alturas em que TENHO mesmo de comer uma sobremesa mega decadente assim a escorrer chocolate por todos os lados, mas este tipo de doces inovadores nunca me chamaram a atenção. Já o meu filho, aquele piqueno gourmet, é vê-lo abrir muito os olhos de emoção com doces assim loool!!
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s