Por aí

Dinant no Reino da Cerveja – As nossa férias parte 9

Depois de Troyes, e um dia de caterdrais e guerra, chegámos ao  último destino planeado nas nossas férias – Dinant na Bélgica.

IMG_5018

 

Confesso-vos que se não fosse pelo museu da cerveja Leffe que queriamos visitar, nem teriamos notado esta pequena cidade a 30 kms de Bruxelas.  (Não é a primeira vez que isto nos acontece)Mas assim que vimos as primeiras fotografias da cidade perto do rio, da catedral escura encimada pela cidadela, decidimos imediatamente marcar um hotel e explorar um pouco mais o local.

IMG_4978

Chegamos ao final da tarde, e assim que deixamos as malas no hotel fomos dar um primeiro passeio e jantar.

A vidade é pequenita pequenita, estacionamos o carro no parque do hotel e andamos sempre a pé. Ficamos no Ibis Dinant, muito central (aqui tudo é central), e com uma vista magnifica para o rio, mas os quartos são um bocadinho antiquados. Para uma noite é suficiente mas se vão ficar mais tempo aqui escolham um hotel com quartos talvez maiores.

IMG_4981

Todo o passeio junto ao rio estava em obras,  foi uma pena porque estivemos a ver os planos e vai haver um passeio largo com bancos e locais para nos sentarmos e apreciar a vista da outra margem.

Ao fim da tarde, com o rio e os seus edifícios escuros esta cidade parece saída de um conto gótico, é absolutamente encantadora.

IMG_4982

Para o jantar já tinhamos escolhido a casa Leffe, mesmo em frente à catedral, à beira do rio. Embora a cidade estivesse pareceu-nos, meio a dormir o restaurante estava cheio, e só por sorte conseguimos uma mesa perto da janela. (marquem mesa, não se esqueçam.)

IMG_4989

IMG_4986

Peixe grelhado para mim, carne batatinhas fritas e um molho de cerveja, que se devia vender em frascos de litro para o viking. Nós ainda perguntamos que Leffe tinham usado no molho, mas nunca o consegui fazer tao bom aqui em casa. Comida simples e honesta, serviço e cerveja top class. Eu li vários comentários no trip adviser que desaconselham este lugar, mas nós gostámos muito…

Voltámos para o hotel, mais uma vez pelo meio de maquinaria e uma cidade em obras para uma ultima cerveja na esplanada de frente para o rio….teve de ser.

Acordámos no dia seguinte para um dia escuro e nublado (ou talvez a cidade seja sempre assim, a fazer jus ao seu estilo meio gótico…..)

Para o pequeno almoço fomos a uma padaria numa rua secundária, famosa pelos bolos duros como pedras, não estou a brincar, que são o doce tradicional de Dinant: O coque de Dinant.( Neste video podem ver como se fazem estes “bolos” apenas com farinha e mel.)

IMG_4991.JPG

img_4993.jpg

É uma padaria à antiga, cheira a bolos e pao fresco, há mesas de marmore e café servido em cafeteiras de casquinha.

IMG_4996

Pedi à senhora que nos atendeu se podiamos tirar fotografias das sua coques enqunto escolhamos  umas para trazer para casa. Mas a escolha é tao difícil! Ainda conversamos um pouco com  a dona que pareceu um pouco surpreendida por ter turistas da Suécia na sua padaria 🙂 (o meu viking com a boca cheia de bolo e o seu péssimo francês, fez um sucesso)

IMG_5001.JPG

IMG_4997.JPGIMG_5004

A catedral estava fechada, e com um tempo tao nublado decidimos não subir à citadela, e este foi um único ponto que nos desapontou na cidade.

Demos mais um passeio pela cidade onde nasceu  Adolphe Sax, o inventor do saxofone e por isso está repleta de representacoes deste intrumento.

IMG_5013.JPG

IMG_5007.JPG

IMG_5008.JPG

IMG_5014.JPG

IMG_5017.JPG

IMG_5018.JPG

IMG_5021

E para terminar, afinal foi por isto que viemos parar a Dinant, fomos visitar a Maison Leffe.

IMG_5025.JPG

IMG_5031.JPG

IMG_5032.JPG

 

Para quem gosta de cerveja belga, este antigo mosteiro transformado em museu é um local obrigatório.

O museu é todo interactivo, podemos tocar, cheirar e provar produtos, a história da cerveja e do local é contada em grandes ecrans e no fim de cada estacao somos convidados por exemplo adivinhar o cheiro dos diversos elementos de cada cerveja.

IMG_5041

No fim da visita há várias salas onde podemos provar algumas Leffe.  Vejam como o viking que tem quase dois metros parece pequenito neste sofá!

IMG_5049

Olhem a cara de felicidade deste rapaz com as maos cheias de mais garrafas de cerveja e copos da Leffe.

E com este episódio termina o relato da nossa roadtrip do verão de 2016. Antes de chegar a casa ainda passamos uma noite na Alemanha mas por esta altura já só queremos voltar à nossa caminha e aos meninos.

Obrigada por viajarem  connosco nas nossas aventuras.

Acompanhem os capítulos anteriores da nossa viagem aqui:

Sigam as nossas viagens na Categoria Por aí ou com as tags: viagens, roadtrip, Alemanha, férias…

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

One thought on “Dinant no Reino da Cerveja – As nossa férias parte 9

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s