Por aí

Berlim 2017 – dia 1 – palácios, Akhenaten e sobremesas

Acordámos na sexta-feira prontos a atacar um dia cheio de aventuras e muitos kilometros andados. Depois do pequeno-almoço tomado saímos para visitar o Palácio de Charlottenburg e os seus jardins. Este é um enorme palácio, em estilo barroco e rococo,  datado dos sec XVII e XVIII e grandemente reconstruido depois da Segunda Guerra Mundial.

As salas sao grandiosas  e cheias de luz, mas em geral despidas e quase tristes. Há muita porcelana, quadros, mas ao contrário de palácios com a Pena onde nos sentimos quase como convidados a entrar na casa de amigos, todo o ambiente do palácio cheira mais a museu do que a um local onde alguém viveu.

Os jardins sao magnificos e ai ainda podemos visitar um mausoléu, O pavilhão particular do Rei Frederico William III e O Belvedere  de Frederico  William II, onde está hoje a colecção de porcelana. (O palácio nao lhes chegada, precisavam de mais espacinho, mais lebensraum.

Nao estivesse tanto calor e o passeio pelos jardins teria sido mais agradável. É até um local perfeito para um piquenique ou para nos sentarmos a ler em silêncio. (visitar o palácio mais estes três edifícios custa 12€, 9€ se tiverem o Welcome to Berlin Card (vejam aqui). Precisam de comprar uma autorização para tirar fotografias dentro dos edifícios. (3€)

Depois do palácio comprámos um gelado do outro lado da rua e fomos visitar o Olympiastadion que foi construído para os Jogos Olímpicos de 1936. O viking que um apaixonado pela História do Sc XX teve muito de lá ir.

Screen Shot 2017-10-04 at 15.58.06

Screen Shot 2017-10-04 at 15.58.28

Para o almoco deste dia seguimos a sugestao do Senhor Anthony Bourdain e fomos ao muito tradicional Rogacki. Esta é uma Delikatessen icônica de Berlin com noventa anos de história e cheia de berlinenses às compras e a almocar.

E famosa principalemtne pelas ostras e pelos pratos de peixe fumado. Nao é um restaurante, e se estao à procura de um local para comerem com calma e sentados, nao passem por aqui. Come-se de pé ao balcao ou em mesas partilhadas a dez centimetro do vizinho do lado. nao é a minha forma favorita de fazer uma refeicao, mas aprendi também um pouco com a idade, a sair mais e mais daquilo que me é conhecido, seguro e confortável. E claro que o Riesling que acompanhou os nossos pratos de peixe ajudou muito.

Screen Shot 2017-10-04 at 15.58.48

É um lugar muito  típico e que vale a pena visitar, mas aceitem que há confusão e barulho, muito… A comida é simples e saborosa sem surpresas especialmente para nós porque estamos muito habituados a este tipo de pratos. A refeição para dois, acompanhada de vinho branco alemão custou cerca de 50€.

Depois de almoço mais um passeio pela cidade, mas estava tanto calor que decidimos alterar um pouco os nossos planos e procurar refúgio no Neues Museum.

Screen Shot 2017-10-04 at 15.58.59.png

Este era um local que eu queria imenso visitar e onde passamos horas sem fim. Para além do famoso busto de Nefertiti (não se pode tirar fotografias a esta escultura), há ainda uma sala inteira dedicada a Akhenaten.

germany_nefertiti
Fotografia do New york post.

Já vos tinha falado deste faraó, uma figura histórica que me fascina há anos. Akhenaten foi quase literalmente apagado da história por ter abandonado  a antiga religião egípcia e por er criado um novo tipo de religa monoteísta adorando apenas Aton,  representado no disco solar. Este faraó alterou também a forma como se fez representar,  usando esculturas que pensamos o mostravam tal como ele era.

Em algumas imagens recuperadas de Amarna, a cidade que construiu e foi depois destruída, podemos também vê-lo com a sua mulher Nefertiti e as suas filhas, em representações que na realidade podiam ser fotografias familiares dos nossos dias.

E depois de tanto  calor e cultura tinhamos ainda uma noite repleta de sobremesas e bebidas deliciosas no Bar CODA. Podem ler o relato desta refeição memorável num próximo post!

F6E6FB35-F17F-4EDB-8044-A837173CB863

Se nos querem seguir nestes dias por Berlim, podem já ler o primeiro episódio da viagem aqui, ou seguir a categoria Por ai e as  tags

E sobre esta viagem já partilhei convosco os posts:

Berlim Maio 2017 – o nosso guia

Coisas de Anjos e chegar aos quarenta e cinco – Berlim Maio 2017 – 1 Siegessäule

One thought on “Berlim 2017 – dia 1 – palácios, Akhenaten e sobremesas

1. Eu tinha assim uma panca grande pela Nefertiti quando era mais miúda, e pelo Egipto em geral quando era da idade do meu filho, engraçado ver como ele é igualzinho a mim nisso, tem uma fascinação pela mitologia egipcia enorme. Adoraria visitar esse museu, de certeza. A primeira foto do palácio é linda, adoro os espelhos e o angulo que usaste, senti-me quase que transportada a um mundo idilico, de sonho e de beleza.

Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )