Por aí · Restaurantes

Jantar no Coda dessert Bar – Berlim 2017

Uma mesa no Coda foi a primeira coisa que marcámos assim que decidimos visitar Berlim. O Coda dos chefes de Pastelaria Rene Frank e Oliver Bischoff fica situado no bairro de Neukölln e  serve apenas sobremesas, só sobremesas…e bebidas.

CODA_Dessertbar_Kontakt01

O local é escuro e um pouco austero, parece-se até com a nossa cozinha, quase industrial. Há um bar e umas mesinhas, pouco mais. Assim que nos sentámos um dos empregados veio ter conosco  para nos explicar o conceito deste local. (nós já sabiamos e era por isso que lá estávamos.)

 

Tudo o que se serve no restaurante é feito lá ou localmente, até os pratos são de um artesão local. O menu  concebido para cada sobremesa ser acompananhada por uma determinada bebida, podemos escolher pratos individuais, com ou sem bebida, ou um menu de 3, 4, 5, ou 6 pratos.

coda-berlin-39945-10957865

Vou por vezes a restaurantes para experimentar pratos, olhar para eles, apontar ideias, ver o que outros chefes estão a fazer. Não foi o que nos levou ao Coda, eu mal podia esperar por provar estas sobremesas. E sobremesa aqui num conceito muito diferente do que estamos em geral habituados, não há tiramisu ou mousse de chocolate, creme brulee  ou bolinhos. como já vos tenho dito, este é um tipo de sobremesas que me agrada imenso porque para além de ser inovadoras, alargam muito a ideia que temos do que é um doce ou uma sobremesa. Vejam um exemplo deste tipo de pratos que costumo servir no restaurante aqui.

O doce destas sobremesas vem essencialmente dos próprios ingredientes, e no contraste com as bebidas e diversos elementos no prato. Cada sobremesa tem elementos mais doces, outros menos, algumas propostas poderiam com facilidade ser servidas como entradas.

Enquanto esperávamos pela nossa refeicao,  bebemos uma garrafinha de delicioso ginger beer feita no restaurante. (as fotografias do restaurante e das bebidas foram quase todas perdidas….estou a usar as que o viking tirou com o seu telefone… as duas primeiras imagens são do site do bar)

O viking e eu escolhemos o menu de 6 pratos e seis bebidas, preparem-se para o desfile.

Prato 1: ananás, coentros, caju, chocolate branco e  sake.

bebida 1:pandan, tramazeira, lima, vermute branco.

IMG_2670

IMG_2667

IMG_2669

Prato 2: leite, figos, anchovas

Bebida 2: Porto Ruby (nao é local….ups..), kanmeman sake, vinagre de cereja, soda

IMG_2671

IMG_2675

Prato3: raiz de salsa, coco, pistacho, alho negro

Bebida 3: stout de aveia, moscatel.

IMG_E2678.jpg

Este foi o nosso prato favorito, a combinacao de ingredientes, sabores, texturas e temperaturas é perfeita. E é um prato lindo… Podem ver mais ou menos como é preparado na cozinha aqui.

IMG_2679.jpgIMG_2684.jpg

Prato4: rebarbo, estragao, iogurte, pimenta da Tasmania.

Bebida4: limao,  aipo, maçã, gin, sherry manzanilla.

 

IMG_2691.jpg

Muito fresca e leve, talvez a sobremesa menos surpreendente para nós. Eu adoro usar ervas aromáticas em sobremesas e gelados, e mesmo antes de provar o prato já lhe tinha adivinhado o sabor. Se querem experimentar alguns destes gelados vejam o meu gelado de manjericão aqui. , um dos nossos favoritos de sempre, o gelado de estragao, aqui  , e o facílimo gelado de sementes pretas de sésamo aqui.

 

IMG_2692.jpgIMG_2696.jpg

Prato5: bergkäse, pêra, kraut, alcacuz.

Bebida 5: cidra, pinheiro.

IMG_2685

IMG_2687

Prato6: banana, cacau piura, darjeeling, milho, vinagre de pêra.

Bebida6: rum da jamaica, jasmim e tonka.

IMG_E2698.jpgIMG_2699.jpg

A refeicao demorou quase três horas, custou no total 181€, (2 menus de seis pratos, 2 pairing drinks para todos os pratos, 1 café 1 whisky).   Foi uma das melhores experiências gastronômica que já tivemos e mal podemos esperar por lá voltar.  No final  recebemos mais um chocolatinho fumados da cozinha  que o viking acompanhou com whisky.

Screen Shot 2017-10-21 at 15.47.12

IMG_6524.JPG

 

O serviço é cinco estrelas, entre cada prato e no final da refeição os empregados vieram conversar um pouco connosco, de onde vínhamos, como descobrimos o bar, qual o nosso prato favorito, tudo é feito profissionalmente enquanto trocam pratos e talheres, trazem bebidas ou um prato novo.

.Se passarem por Berlim e querem fazer uma refeição inesquecível não percam este local.

Podem ler mais sobre outros restaurantes na tag: restaurantes.

Sigam as nossas aventuras por Berlim  nas tags:

POR AI

E sobre esta viagem já partilhei convosco os posts:

Berlim Maio 2017 – o nosso guia

Coisas de Anjos e chegar aos quarenta e cinco – Berlim Maio 2017 – 1 Siegessäule

Berlim 2017 – dia 1 – palácios, Akhenaten e sobremesas

 

 

 

 

One thought on “Jantar no Coda dessert Bar – Berlim 2017

  1. Olá Aninhas,
    fiquei claramente maravilhada com tamanho desfile de cores, sabores e aromas que se adivinhar. Existem aí algumas combinações que não sei se teria coragem de experimentar, mas ir aí de certo que seria uma experiência única.
    Beijocas enormes
    Marta

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s