candy · Cremes · Cremes, molhos, gelados e mousses · Natal

Bombons de ouro e matcha

Não há altura como o Natal para mostrar os nossos dotes culinários, oferecer presentes feitos por nós e  impressionar os amigos e a família com todas as delicias que saem da nossa cozinha.

DSC_0067

 

DSC_0066

Bombons caseiros, feitos a sério com chocolate temperado e recheios diferentes e ricos, são um presente que vai agradar a todos.

DSC_0059

Quando fazemos bombons e outros tipos de doces, é muito importante que temperemos o chocolate. De outra forma os bombons ficam baços, moles e derretem-se à temperatura ambiente ainda mais quando lhes tocamos.

DSC_0061.jpg

Eu escrevi este guia muito fácil que explica em poucas linhas o que é e como se pode temperar chocolate em casa.

E para quem realmente não quer tentar esta técnica há também um truque que vos permite fazer bombons lindos, usar “chocolate” sem manteiga de cacau que não precisa de ser temperado.

DSC_0062

Para estes meus bombons que são ideias para oferecer a amigos que gostam de sabores um pouco diferentes, usei chocolate de leite e matcha, e por estarmos no Natal, pintei-os com um pouco mais de verde  e pó dourado.

DSC_0064

Estou  francamente contente com  a combinação de sabores e o aspecto dos meus bombons, mas reconheço que esta forma em cruz torna mais difícil espalhar o chocolate para fazer a caixinha de forma bem homogénea.

Se nao gostam de matcha (hereges!!!!!) podem substituir este chá por extracto de baunilha, ou outro aroma de que gostem mais.

DSC_0065

Bombons de ouro e matcha

Ingredientes: (12 bombons grandes, usei uma forma de gelo do ikea, vai sobrar chocolate, que podem claro utilizar noutras receitas.)

para o exterior dos bombons:

  • 200 g de chocolate de leite

para o recheio:

  • 120 g de chocolate branco
  • 40 g de manteiga
  • 1 pitada de sal
  • matcha

para decorar

  • uma colher de vodka
  • corante alimentar verde
  • pó dourado

 

Preparação:

Comecem por temperar o chocolate como vos mostrei aqui. Encham toda a forma de bombons com o chocolate. Esperem trinta segundos, batam para evitar buraquinhos e bolhas de ar e virem a forma ao contrário sobre uma folha de papel vegetal. Agitem a forma de modo a vazar o molde. Virem-na e com uma espatula raspem todo o excesso de chocolate.

Coloquem o molde, com as aberturas viradas para baixo, sobre papel vegetal e deixem solidificar. Se temperaram bem o chocolate não vão precisar de usar o frigorífico.

Preparem entretanto o recheio. Derretam o chocolate em banho-Maria. Retirem do calor, deixem arrefecer um pouco e acrescentem a manteiga, o sal  e o matcha. Batam com uma batedeira até obterem um creme muito leve e fofo. Deitem o preparado num saco de pasteleiro, ou num saquinho de plástico com um canto cortado e reservem fora do frigorífico.

Recheiem as caixas dos bombons com o creme alisando bem e deixando um espacinho para a cobertura com mais chocolate.

Levem ao frio para endurecer o recheio.

Entretanto voltem a temperar o chocolate.

Cubram os vossos bombons com o chocolate  e voltem a raspar bem a superficie de modo a que a “tampa” de cada bombom fique lisinho.

Deixem solidificar bem.

Antes de desenformar eu levo a forma ao frio se for de silicone para soltar melhor os bombons.

Desenformem os vossos chocolatinhos.

Misturem a vodka com o corante e o pó dourado e pintem os bombons a vosso gosto. Se preferirem podem pintar também as formas vazias antes de colocar o chocolate.

 

 

 

 

 

 

 

One thought on “Bombons de ouro e matcha

  1. Não gosto MESMOde matcha, já a baunilha a mim parece muito bem. Tentei temperar chocolate em casa tip N vezes – até tenho forminhas de bombom e tudo!! – e nunca consigo, acho q é da humidade intensa q esta casa tem, a coisa nunca funciona. É um drama, pq eu me irrito e atiro tudo pelos ares ahah. Chocolate sem manteiga de cacau parece-me ser a solução ideal, mas n faço ideia de onde comprar. Tenho de me pôr em busca, digo eu.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s