A minha vida na Suécia · Ana - cozinheira · bolos e sobremesas · desafios receitas

Bolo Lamington à última hora

O bolo Lamington,  foi o doce escolhido pela Lia e pela Susana para esta edição do seu Sweet World. E mais uma vez por pouco não participei neste passatempo de que gosto tanto. E com o bolo já feito e as fotografias prontas!

Screen Shot 2018-01-20 at 18.04.44.png

A verdade meus amigos é que esta foi mais uma semana de sessenta horas no restaurante e chego sempre a cada tão cansada, tão farta de comida e barulho que mal pouco mais consigo fazer.

Hoje é sábado, acordei às sete (tarde comparado com os meus dias de trabalho), com uma dor de cabeça terrível, bebi café, tomei  uns analgésicos, o viking ainda me fez umas torradas, (tão querido o meu viking,) e voltei para a cama. Melhorei, arranjei-me, fomos às compras, voltámos a casa agora. Já é noite deste as quatro da tarde.

DSC_0138

Estou a escrever o post agora, no último dia do prazo, uma vergonha, e mais para mim a rainha dos planos e da organização.

DSC_0140.jpg

Os Lamington são  habitualmente uns bolinhos mergulhados numa calda de chocolate e depois passados por coco ralado, mas eu optei por transformar esta receita num bolo de cortar à fatia. Podem claro deitar o preparado numa forma quadrada ou rectangular, cortar depois o bolo em cubinho e mergulhar cada um deles primeiro na calda de açúcar e depois pelo coco. Para terem ideia do tamanho do meu bolinho, as minhas formas têm dez centímetros de diâmetro, já sabem, somos só dois cá em casa.

DSC_0142

Bolo Lamington 

Ingredientes:

Bolo

  • 150 g de açúcar
  • 125 g de manteiga
  • 3 ovos
  • 1 colhr de sopa de extracto de baunilha
  • 225 g de farinha
  • 120 ml de iogurte

Para ensopar o bolo

  • 300 g  de icing sugar
  • 40 g de cacau em pó
  • 1 1 colher de sopa de manteiga
  • 2 dl de agua a ferver.
  • 1 colher de sopa de café solúvel

Para a cobertura e decoracao

  • 200 g de coco em desidratado

 

Preparação:

Batam a manteiga com os açúcar até obterem um creme muito fofo e esbranquiçado. Acrescentem os ovos misturados com a baunilha e o iogurte, alternadamente com a farinha. Envolvem delicadamente. Deitem o preparo na forma ou formas previamente barradas com manteiga e levem ao forno pré aquecido a 165C. O tempo de cozedura depende da tamanho das vossas formas, as minhas demoraram 20 minutos.

Preparem entretanto o creme para ensopar e cobrir os bolos, basta misturar todos os ingredientes batendo bem. Reservem.

 Quando os bolos estiverem cozidos desenformem-nos e deixem-nos arrefecer um pouco. Deitem o creme para ensopar o bolo num prato fundo e cuidadosamente mergulhem os bolos um de cada vez neste preparado, passando-os depois directamente para o prato de servir. Reguem os bolos empilhados com o restante do creme e decorem com o coco antes de servir.

3 thoughts on “Bolo Lamington à última hora

  1. Querida Ana,
    Com a tua vida atarefada, só tenho a agradecer-te o facto de no meio de tantas horas de trabalho, ainda arranjares tempo para esta tão especial edição do nosso SW.
    Enches-me o coração com as tuas propostas originais e o teu raciocínio de Chef, pois apresentas sempre algo de original e magnífico, como é o caso deste Lamigton.
    Obrigada por “tirares” um tempinho da tua vida para nós!!
    Beijinho grande,
    Lia

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s