Por aí · Restaurantes

Jantar no Aizle – Edimburgo – 2

 

Screen Shot 2018-01-21 at 08.40.17 aizle (n) [Scots.]a burning coal; a glowing hot ember; a spark.

Aizle é um pequeno e desprentisioso restaurante no centro da área universitária em Edimburgo. Ninguém imagina ao passar por este local com o seu mobiliário simples e frontaria azul, a comida que aqui se serve, e penso até que esta aparente minimalismo será parte da magia do restaurante.

dnanx4vtv9cjsgkflksa.jpg

Este é o projecto do chef Stuart Ralston que depois de trabalhar por todo o mundo voltou à sua cidade para abrir o seu próprio espaço. Os pratos aqui servidos combinam técnicas modernas com ingredientes locais e na época. Até aqui nada de novo.

Mas este é um restaurante sem menu e só abre para serviço de jantar. As melhores refeições, podemos ler no site do restaurante, são aquelas que não escolhemos.  Mais ou menos mensalmente o chef escolhe uma lista de vinte ingredientes que podemos ler numa grande ardósia pendurada na parede, e e´à volta destes produtos que compoe o seu menu de cinco pratos.IMG_7610.

Quase tudo no Aizle é feito no restaurante, o maravilhoso pao de sourdough, a manteiga, o aquavit, kombutcha, algumas ervas e bagas vêm da mini hortinha das traseiras e chegam às nossas mesas em picles ou frescas.

À chegada somos recebidoscom um “Ah são vocês! Eu já tinha lido a marcação e estava curiosa com o nome tao sueco, de onde vêm?” Fomos rapidamente sentados, levaram-nos os casacos, e explicaram muito casualmente como seria servidos os pratos. As meninas do serviço são simpáticas, provavelmente estudantes, usam um avental, algumas estão de ténis, mas esta informalidade combina com o local. Sentimos-nos como que na casa de jantar de amigos.

Como nâo o sabiamos exactamente o que íamos  comer pedimos o também o pairing de bebidas para cada prato. Eu como vocês sabem evito muito comer carne, e por vezes em restaurante com estes menus, peÇo  para trocarem o prato de carne por outra alternativa, mas desta vez nem disse nada. E ainda bem, porque o que estava para vir meus amigos….

Let the dinner begin!!!

Pão quase acabado de sair do forno, notava-se bem que tinha uma base de sourdough, e estava muito estalico e ainda quente. A manteiga também deliciosa era caseira.

IMG_7452

O cartaozinho  conta a história do Roger, o starter do restaurante.

Vieram depois os snacks com a bebida Gammay Ray, Beavertown Brewers, London.

IMG_7455.JPG
O viking já pronto a passar a noite toda só nos snacks
  • melancia fumada, leite de ovelha, pinhoes

IMG_8413

  • cabeça de porco,kimchi, beurre noisette – uma especie de croquete muito crocante, envolto em airbag, uma farinha de pele de porco que serve para panar.

IMG_7603

  • tendões de vaca, molho XO, medula – os tendões sao os fiozinhos escuros, as bolinhas mais amarelas são maionese feita com medula. A “bolachinha”  arroz muito cozido, seco no forno e depois frito.

IMG_8368.JPG

Primeiro prato ou entrada: truta do lago Tay, batatas pink fir, ostras, pepino

bebida: Chablis, Gilbert Picq et fils, Burgundy.

As pequenas pérolas são um gel feito com ostras e depois há uma variação de pepinos, em picles, maionese e um molho. A pele do peixe é seca e depois frita.

IMG_7606.JPG

 

Prato dois- prato de peixe: Cod (da família do bacalhau), uvas, raiz de aipo, alcaparras. + passas muscatel, molho de peixe e kale crocante.

Bebida:Riesling, Capel Vale, Margaret River Australia

IMG_7607

IMG_7609

Prato três – carne perdiz selvagem, abóbora, bagas de sabugueiro. (terrina de batatas, puré de abóbora, as bagas da sabugueiro vieram da hortinha deles e estavam em picles, servido com um ragu feito com os miúdos da perdiz)

bebida:Pinot noir, casa silva, colchagua valley

IMG_8409.JPG

IMG_7458.JPG

Prato quatro – Sobremesa: Michel Cluizel (chocolate), kinako (farinha de soja tostada) bergamota, beurre noisette. ( o gelado era de beurre noisette, as pequenas pérolas de gel de bergamota, por cima a placa branca é um merengue seco.  e a espuma de leite)

Bebida: Roayl Tokaji, 5 Puttonyos, Hungary.)

IMG_7616

IMG_7617.JPG

Se pedirmos café temos ainda uma segunda sobremesa…. o Petit  – pistácio, ganache de chocolate salgado, e tarte de Filipendula ulmaria?? (nao sei o nome em português, é meadowsweet em inglês)

IMG_7620

Com a conta veio o menu  (eu tinha passado o jantar a tirar apontamentos que nem um parva) e uma gelatina de laranja.

IMG_8406.JPG

Nem sei como vos descrever a experiência deste jantar, mas garanto-vos que foi a melhor refeição de 2017, seguida pela noite no Coda.

O cuidado na confecção e apresentação de cada prato, o respeito e delicadeza no tratamento dos ingredientes, é extraordinária. Eu penso por vezes que por ser chef e por saber o trabalho que dá preparar cada elemento que nos foi servido, acabo por valorizar mais esta ou aquela refeição, mas acreditem este é um local especial que serve comida digna das estrelas que não tem.

Perguntam-me por vezes se eu pudesse escolher em que restaurante gostaria de trabalhar, e sem hesitar posso responder que seria aqui no Aizle, o restaurante dos meus sonhos.

Se passarem por Edimburgo e puderem nao percam este local. (e tu amiga Lia nao tens desculpa, se eu morasse aí tinha lá mesa cativa)

Coisas práticas:

Restaurant Aizle

107-109 St. Leonard’s Street
EH8 9QY
Edinburgh

Contas: com o café e tips pagámos 200£. ( o menu custa 45 (agora 55£) as bebidas 35£) mas não é necessário pedir uma bebida para cada prato, podemos pedir vinho ao copo, soft drinks e cerveja.) Nós ficámos com pena de não experimentar os cocktails, mas foi  já com dificuldade que caminhámos até ao hotel, tivemos até de parar nuns pubs para ganhar força ….

Leiam a primeira parte da nossa visita a Edimburgo aqui.

E no próximo episódio sobre Edimburgo não percam:

fantasmas, gaitas, haggis e muito whisky, parte I.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

One thought on “Jantar no Aizle – Edimburgo – 2

  1. olá
    descobri o seu blog por acaso. ou melhor fui à procura de creme de laranja queimado e apareceu o seu blog. grande sorte a minha. gosto muito. de tudo, fotos textos receitas apresentações e considerações. parabéns… vou continuar a seguir
    muito obrigado

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s