A Pastelaria · bolinhos e bolachas · bolos e sobremesas

Pirâmides cónicas

Pirâmides! Esta  criação de chocolate, com uma cobertura crocante, e uma nuvenzinha de chantilly no topo, já nasceu amaldiçoada  por uma qualquer múmia. É que de facto o bolo a que chamamos pirâmide tem a forma de um cone.

DSC_0144

Ainda miúda e ja adorava este bolo. “Não escolhas as pirâmides que são feitas com os restos de bolos” advertia-me a minha mãe. E eu criança impressionável, imaginava  os empregados da pastelaria a recolher as migalhas dos pratos dos clientes para as transformarem neste bolo.

DSC_0148

A Pirâmide, feita com aparas de bolos ( por vezes até aparecia perdida na massa um frutinha cristalizada ou frutos secos), é a trisavó do muito em voga cakepop, mas não se livra da mal fama.

E convenhamos, quem perante uma miríade de bolos deliciosos, pasteis de nata, nozes, chouxs de todos os formatos e sabores, macarons, ou babás, decorados com chantilly, morangos, ou a filigrana das sobremesas que sao os fios de ovos, quem escolheria um cone de chocolate?

DSC_0143

Só há um bolo mais aborrecido, um bolo que se pede quase a medo nas pastelarias  com as cabeças dos outros clientes já a virarem-se na nossa direcção com ar de desdém.

O bolo de arroz. (e neste ponto admito que sou a primeira a pensar ” a sério? vais comer um bolo de arroz? …. não te esqueças de pedir  água para ajudar  e engolir o embatume.”

DSC_0149

Na  Suécia escusado será dizer, não encontro pirâmides. O mais próximo serão as bolas de chocolate, mas francamente não têm graçola nenhuma. ( a não ser que as ensopem em uisque como eu fiz.)

E tendo mais um bolo em casa já a dar para o seco, não vi outra solução que não fosse fazer as minhas próprias pirâmides. Teve de ser….

Usei os ingredientes que julguei se aproximassem mais ao sabor e textura destes bolinhos, e não fiquei desapontada. (Que digo eu. Ficaram deliciosas, tão tão boas que me custou partilha-las com o Viking.)

DSC_0147

Pirâmides cónicas de chocolate

Ingredientes:

  • 300 g de restos de bolos, ou aparas
  • 50 g de manteiga
  • 1 colher de sopa de cacau em pó
  • 1 colher de sopa de extracto de baunilha
  • 50 g de icing sugar
  • erva doce a gosto
  • canela moida a gosto
  • 150 g de chcolate escuro para cobrir
  • chantilly e cerejas em calda ou frutas critalizadas para decorar

Preparaçao:

Derretam a manteiga com o icing sugar as especiarias e o cacau.

Num processador de alimentos batam o bolo, juntem a mistura da cacau e processem ate obterem a textura de areia molhada.

Formem as vossas piramides cónicas e e levem-nas ao frigorifico para ficarem firmes.

Derretam o chocolate   e deixam esfriar um pouco. Cubram as pirâmides com o chocolate,   decorem com o chatilly e as cerejas ou frutas cristalizadas.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s