bolos e sobremesas

Bolo de laranja, lima e chocolate branco, sem glúten e as batas cinzentas

Estou já há duas semanas a participar num desafio de fotografias de comida no Instagram. Vamos agora a metade do desafio e parece-me que o vou terminar acima de tudo por teimosia.

DSC_0170.jpg

Nao é que nao esteja a gostar, que nao considere válidas as sugestões e tips da organizadora. Mas no mundo da fotografia de comida, como  em tudo, há modas e tendências.

DSC_0173.png

E eu sou a primeira a admitir que tenho sido também “vítima” das modas ao longo destes oito anos de Anasbageri.

DSC_0179.jpg

Quando comecei o blogue queria um espaço que reflectisse os meus gostos, havia um  header preto com fundo preto, as fotografias eram tiradas em pratos pretos com backdrops pretos. Era mau…era muito mau… as flat lays e o flash nao ajudavam.

DSC_0176

Eu podia ter seguido o caminho, o meu estilo, que na verdade era péssimo, mas optei por me adaptar um pouco às fotografias cheias de luz, aos fundos brancos, dos quais ainda gosto imenso, e a um estilo mais alegre e apelativo.

DSC_0174.jpg

Passaram-se anos até um estilo mais escuro e moody aparecer também nas fotografias de comida. Eu ainda com algum receio comecei a tirar fotografias na cozinha, o backdrop é a minha bancada.

DSC_0169.jpg

É um tipo de imagem que é para mim mais honesta, e mais em sintonia comigo e com o nosso próprio estilo. Reconheco que em geral estou um bocado cansada de fotografias de comida com fundos cinzentos, aventais cinzentos, camisoloes  de mangas felpudas em cinzento…..batas cinzentas, B A T A S!!!

DSC_0175.jpg

Agustina Bessa Luís dizia que só se vestia de cinzento e que só pessoas especiais o podiam fazer. Agustina Bessa Luís nao é  food blogger, ou talvez haja mais pessoas muito especiais.

DSC_0178.jpg

Eu imagino que vocês andem também já fartos de tanta escuridão aqui pela Padaria, mas compreendam que para quem tem uma cozinha preta e só se veste de preto,  seja difícil resistir a este tipo de fotografias.

(Daqui a uns posts vamos ter fotografias com mais luz tiradas na varanda, e um novo desafio, esperem só mais um bocadinho…)

DSC_0172.jpg

Bolo de laranja lima e chocolate  branco  – sem gluten

Ingredientes:

 

Bolo

  • 150 g de açúcar
  • 50 g de amido de milho
  • 1 colher de chá de fermento é pó
  • 1 pitada de sal
  • 100 g de manteiga
  • 1 dl de creme fraiche
  • 3 ovos
  • 100 g de amêndoas picadas
  • 50 g de gotas de chocolate branco
  • sumo e raspa de meia laranja e de uma lima.

Vão precisar também de:

  • 100 g de chocolate branco para decorar

 

 

Preparação:

 

Aqueçam o forno a 165C  com ventoinha.

Batam a manteiga com o açúcar até obterem um creme leve e fofo. Num copo misturem os ovos com o creme fraiche e  o sumo e raspa  dos citrinos. Numa tigela combinem a farinha, fermento, sal e amêndoas.

Adicionem alternadamente estas duas misturas ao creme de ovos e manteiga, batendo apenas o suficiente para obter um creme homogêneo. Juntem por fim as gotas de chocolate.

Deitem o preparado na forma e levem ao forno durante aproximadamente 35 minutos. Deixem esfriar um pouco e desenformem cuidadosamente o bolinho.

Decorem o bolo com o chocolate branco derretido.

 

5 thoughts on “Bolo de laranja, lima e chocolate branco, sem glúten e as batas cinzentas

  1. Gosto muito das tuas fotografias. Embora goste das fotos brancas e a explodir luz, cansam-me enquanto as escuras são mais relaxantes. A única coisa de que não gosto é de não saber tirar nenhuma delas 🙂 Aponto o telemovel e cá vai disto!
    É área em que não tenho a mínima sabedoria, a não ser como apreciadora. E as tuas são muito boas. E este bolo também ter ar disso.

    Liked by 1 person

  2. eu gosto mesmo é de uma boa dark mood food photo, isso nunca escondi, e teimo que teimo em tirar fotos de comida assim mais moody, mais dárques, mais eu. Mas tb aprecio as fotos com cor e luz, com um ar leve e fresco. Acho q sou uma caca a tirar em ambos os estilos, mas como é coisa que gosto de desenvolver, lá vou eu. Aliás, andei 4 anos em busca de um backdrop preto perfeito, e muito sinceramente, acho q mal o arranjei as minhas fotos deram um piqueno pulo qualitativo. Mas para ver, confesso que fico babada com fotos assim mais escuras, mais moody. Mexem mesmo comigo.

    Liked by 1 person

  3. Olá Ana,
    Eu confesso que adoro o mood mais escuro, como o teu. Não é que não goste da explosão de cor e luz como vejo em alguns blogs (Olha o da Suvelle por exemplo…amo as fotos dela), mas esse não é o que prende mais o meu olhar.
    Adoro o teu estilo e estas fotos estão lindas.. Entretanto já vi também a tua foto da tarte de manjericão, e está fabulosa! Outro estilo completamente diferente e ainda assim lindo.
    Beijinhos

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s