Ajvar e legumes grelhados


Um pequeno percalço com a saúde obriga-me, como sabem alguns dos clientes aqui da Padaria, a estar  um pouco mais ausente da minha casa e das vossas. Obrigada pelos vossos e-mails e mensagens, estou a colocar a escrita em dia o mais rapidamente que possa.

A sugestão de hoje é perfeita para uma refeição leve, pode comer-se fria ou quente e faz uma excelente marmita. Para a marmita do viking, e não gosto de congelar legumes grelhados, preparo-os na véspera e guardo-os no frigorífico.

O ajvar é um molho de origem sérvia  absolutamente delicioso, muito saudável e mil vezes melhor do que os molhos que possamos comprar feitos. O viking gosta de usá-lo a acompanhar carnes grelhadas ou salsichas, mas adaptou-se bem à sua substituição por legumes.

Eu preparo o ajvar em quantidades maiores, e guardo-o no frigorífico em frasquinhos, desde que tenham o cuidado de manter a superfície do molho coberta com um pouco de azeite para evitar que  oxide, dura várias semanas. Um frasquinho deste molho tão diferente e colorido é também um bom presente caseiro para quando vamos a um churrasco ou jantar de amigos.

Senão acompanharem a refeição com queijo feta, este é um prato 100%vegan e muito completo. Sirvo-o com pitas integrais cuja receita partilharei convosco brevemente.

Penso que todos sabemos grelhar vegetais. Eu faço-o num grelhador destes, mas podem optar também por assarem os legumes no forno o que é ainda mais fácil.

Para evitar usar demasiado gordura, as courgettes e as beringelas adoram azeite, grelho os legumes só salpicados de sal. Desde que a grelha esteja bastante quente, os legumes não se pegam e a casa não fica a cheirar a azeite. Depois de grelhados tempero os legumes com azeite, limão e um pouco de orégãos.

A receita do Ajvar:

Ingredientes:

  • 1beringela grande
  • 3pimentos vermelhos
  • 1dente de alho
  • 1chili fresco
  •  azeite
  • Sumo de limão
  • Sal e pimenta
  • Salsa picada

Preparação:

Aqueçam o forno a 225ºC.

Forrem o tabuleiro do forno com papel de alumínio.

Cortem a beringela e os pimentos em quartos. Coloquem-nos juntamente com o dente de alho com casca, no tabuleiro e levem ao forno até que estejam macios. (O dente de alho assa mais depressa, por isso e para evitar que se queime, eu escondo-o debaixo de um pedaço de pimento.)

Pelem a beringela, o alho e os pimentos. No processador de alimentos misturem os legumes com o chili, e parte da salsa picada. Aos poucos vão acrescentando sal, pimenta, azeite e sumo de limão. Quando o creme tiver a consistência e sabor que desejam, deitem-no em frascos, cubram a superfície com azeite e guardem no frigorífico.

16 thoughts on “Ajvar e legumes grelhados

  1. Ana
    Sugestão tão simpática… até dá para fazer ofertas🙂😉
    Muito obrigada por esta magnifica partilha
    Qto ao resto… já sabes…❤❤
    ________/)______./¯"""/')
    ¯¯¯¯¯¯¯¯¯\)¯¯¯¯¯'\_„„„„\)

    Gosto

  2. Que linda cor! Gostei da sugestão do molho e dos legumes. Por cá quase que se come tudo com feta, lol, é a nossa costela grega, de modo que está perfeito. Mas há-de ficar lindamente com carnes (que o Vel também necessita de sustento). E é como referiste: um bom presente para quando se vai churrascar a casa de alguém🙂
    Curiosamente, utilizamos o mesmo grelhador. Costumo pincelar os legumes com azeite, pois mesmo aqueles que, como a beringela e a courgette, o sugam sofregamente têm apenas uma porçãozinha diminuta, diminuta :p

    Gosto

  3. Bem, este molho cheira a Verão😀 Deve ir lindamente num belo pão consistente (como nós gostamos) … aliás, estou ansiosamente à espera de ver as tuas pitas integrais😉

    Gosto

  4. Um prato de legumes grelhados com um molho que cheira a dias de sol e almoços na varanda🙂
    Adorei esse molho Ana, a cor e os ingredientes, deve ser delicioso.
    Espero que estejas bem e que tudo corra bem🙂
    Um beijinho grande.

    Gosto

  5. Ana espero que estejas melhor e que esse pequeno percalço já se tenha evaporado!🙂
    Esse prato deve estar repleto de sabor, gosto muito de legumes grelhados e esse molho vibrante parece-me fantástico! Uma sugestão bem saudável:)

    Quanto à curcuma, é o mesmo que açafrão das índias ou açafrão da terra🙂

    Beijocas e espero sinceramente que fiques bem :*

    Gosto

  6. Olá, Ana!Espero que esteja tudo bem contigo, Que tudo corra pelo melhor! Adorei este molho, tem ingredientes que sou apaixonada: pimentos e beringela!Vou experimentar em breve! A combinação com os legumes está perfeita!
    Beijinhos

    Gosto

  7. Gostei muito desta tua sugestão. Os legumes grelhados proporcionam uma refeição completa e são muito “leves”. Esse molho parece-me delicioso e fica muito bem para oferecer, como sugeres. Vou levar a receita.
    Desejo que recuperes rapidamente a saúde e que tudo se componha. Bjs. Bombom

    Gosto

  8. Os legumes e as saladas cá em casa são de presença obrigatória. Crus, cozidos ou grelhados conferem colorido às nossas mesas. As crianças,essas, já nem se atrevem a recusá-los. Gostam mais de uns do que de outros e eu tento diversificar a forma de confeção e apresentação dos mesmos. A pensar nelas terei de fazer um molho com chili e outro sem.
    Um abraço, desejando que as melhoras sejam rápidas.
    Patrícia

    Gosto

  9. Eu já estranhava a tua ausência.. Espero que tudo esteja a correr plo melhor! E volta de pressa Ana🙂
    Desconhecia este molho; mas é sem dúvida uma óptima sugestão para grelhados! E agora que começa a época deles hmmm😛
    Beijinho e um miminho especial de melhoras🙂

    Gosto

  10. A avaliar pela aparencia, eu provava JÁ esse molho! E que deve ser optimo para o meu namorado, que só gosta de coisas que fazem mal: ketchup, maionese com alho, etc. Tenho de lhe dar a provar este.

    Gosto

Deixar uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Alterar )

Connecting to %s